Livros de auto-ajuda


Basta olhar com mais atenção e deparamo-nos, numa qualquer livraria, com uma imensidão de livros de auto-ajuda. Este tipo de livros, ao que parece, até tem bastante procura por parte dos portugueses e cobre uma panóplia incrível de assuntos, desde amor a dinheiro.
No entanto, apesar das suas boas vendas, os resultados são a meu ver, escassos. Eu nunca conheci ninguém que se auto-ajudasse com um livro. Com uma revista Playboy, soube de casos de pessoas que se auto-ajudaram bastante, agora com um livro... mas cada um é como é! Além do mais, não me parece nada prático. Se ainda fosse um DVD...
Por exemplo, uma pessoa que procure um livro para a ajudar a encontrar o verdadeiro amor, está a perder tempo. Se não o encontrou até agora, vai encontrar depois de ler o livro? Se assim fosse, toda a gente encontrava o verdadeiro amor, com excepção dos analfabetos.
Outro bom exemplo que me ocorre, é o livro que nos ajuda a ganhar muito dinheiro. Agora, pensem comigo: Se o autor tivesse a chave para o sucesso ia perder tempo a escrever livros? Ah, pois é!
Também existem aquelas pessoas, que compram livros para as ajudar a gerir o seu dia-a-dia, ganhando tempo. A estas pessoas, queria deixar uma mensagem: PAREM DE LER LIVROS! Vão ver que ganham tempo.
Porém, tenho que concordar, que alguns livros até transmitem mensagens positivas, que nos dão imensa alegria e prazer, como o Kamasutra, que de certa forma é um manual de auto-ajuda para aprender a fazer o que devíamos saber fazer. Este livro mostra o amor entre duas pessoas nalgumas posições quase impossíveis ou com grande possibilidade de lesões graves.
Se por acaso, está a pensar em comprar algum livro de auto-ajuda (com excepção do Kamasutra) pense duas vezes antes de o fazer. Mais vale ficar por aqui a ler parvoíces, sem gastar dinheiro.

Boa semana!

Comentários

  1. ah, hoje consigo comentar :)

    O que é isso "Livro de auto-ajuda"? Carrega-se num botão na contracapa e obtemos a ajuda de que necessitamos automaticamente, é isso?

    :DD

    Se não formos nós a ajudar-nos a nós mesmos, não sei se a ajuda dos outros valerá alguma coisa...

    Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Olá Izzie!

    Este ponto de vista é o mais correcto e também o mais deturpado. :)

    Obrigado pela tua visita,
    Kipo

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariiliia!

    Ainda bem que gostaste do post. :)

    Bjs e obrigado pela tua visita,
    Kipo

    ResponderEliminar
  4. Olá If! :)

    Não me perguntes porque também não sei o que é um livro de auto-ajuda. :)

    Mais vale procurar um livro que nos faça colocar perguntas a nós mesmos e não um que dê respostas universais...

    Bjs e obrigado pela tua visita,
    Kipo

    ResponderEliminar
  5. Olá SofiaCosta!

    Já vou passar por lá para ver o selo! :)

    Bjs e obrigado pela visita,
    Kipo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário